Criar um Site Grátis Fantástico

Marcha das Vadias

Marcha das Vadias

A Marcha das Vadias ou Marcha das Vagabundas (em inglês: slutwalk) iniciou-se em 3 de abril de 2011 em Toronto no Canadá e desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo. A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas.As mulheres durante a marcha usam não só roupas cotidianas, mas também roupas consideradas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã

(Eu sou uma vadia Algum problema? - diz o cartaz)

 

Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Dai então o policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias (sluts, no inglês original), para não serem vítimas". O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto.

Já ocorreu em Toronto, Los Angeles e Chicago, Buenos Aires e Amsterdã,dentre outros lugares. No Brasil, já ocorreu nas cidades de São Paulo, Vitória, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba,Piauí,Florianópolis,Porto Alegre,Santa Maria,Londrina, e emtre outras.

 

MARCHA DAS VADIAS EM TERESINA:

 

A Marcha das Vadias em Teresina seguiu pela Frei Serafim, passou pela praça João Luís Ferreira, foi até a praça Rio Branco e voltou para a praça da Liberdade. Muitas mulheres e muitos homens empunharam cartazes exigindo mais respeito e igualdade de direitos para as mulheres. Com os corpos pintados com tinta, onde expunham palavras como respeito, igualdade e fim da violência, os participantes queriam chamar a atenção para o alto índice de violência contra as mulheres.

 

Uma das participantes da Marcha, foi a delegada titular da Delegacia da Mulher, Vilma Alves, que acompanhou todo o percurso elogiou bastante a iniciativa da passeata. “Essa marcha representa avanço, zelo, observação, protesto. Porque é até um absurdo estarmos no século XXI e termos que fazer protesto dessa natureza, porque os direitos das mulheres do mundo inteiro não são respeitados. As mulheres ainda hoje são tratadas como lixo, como objeto. Esse ato aqui é para dizer que a mulher é livre, é dona do corpo, chega de tanto machismo de tanta submissão, a mulher tem que ser respeitada no seu espaço”, contou a delegada.

 

Feito por:Isaac Renan(UFC)

apoio:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/246298_marcha_das_vadias_teresina_pede_o_fim_da_violencia_contra_a_mulher.html